Pesquisar no site

Contato

VIDA SAUDAVEL

vsaudavel2014@gmail.com

O ALTÍSSIMO CORRIGINDO.

 


Deus é amor. I João 4:8 (filho do trovão ou o discípulo amado?) Apesar disto, o diabo em sua rebelião negou este aspecto do caráter de Deus e o acusou de injusto, argumentando que exigir fidelidade e obediência à Santa Lei (a árvore no Paraíso era símbolo da...) era falta de amor (como se Deus não soubesse o que é melhor para nós). Quando finalmente conseguiu que o ser humano vivesse à margem da lei ou seja, que vivesse em pecado (I João 3:4), e pelo pecado entrasse a dor (Isa. 24:4-6) e finalmente a morte (Rom. 5:12, 19); conseguiu que Deus fosse acusado de injusto por não acabar com tudo isso rapidamente. Na cruz, porém, Deus exibiu inquestionavelmente Sua justiça e Sua misericórdia. Foi tão justo que não pôde tolerar o pecado pelo que castigou em Cristo, nosso substituto (Isa. 53:6). Ao mesmo tempo expressou tanto amor que ...deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16). Sim, na cruz de Cristo  ...encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. (Sal. 85:10).

         Satanás, porém, continua infiltrando calúnias contra o caráter de Deus. “Se é tão bom – dizem alguns – por que castiga e destrói? Se é justo – dizem outros – por que permite que o pecado continue?” Mas a Santa Bíblia esclarece ambos os pontos. O Senhor é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (II Ped. 3:9). Ao mesmo tempo diz: Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. (Apoc 3:19). Finalmente, esgotados todos os recursos que conduzem ao arrependimento, em um ato de misericórdia, e por amor à Sua justiça, Deus terá de fazer Sua “obra estranha” (Isa. 28:21), destruindo aos que escolheram viver à margem dos princípios que imperarão no reino eterno (por que Deus é tão justo e misericordiosos que respeita o livre-arbítrio – liberdade de escolha – e terá permitido que rebeldes colham as conseqüências da decisão que fizeram). Podemos falar de dois momentos em que o amor se expressará na estranha linguagem do castigo: antes do milênio e depois do milênio.

Antes do Milênio,  As Sete Últimas Pragas

1 –  Que duas realidades contrastantes ficarão em evidencia ao caírem as pragas preditas no Apocalipse? Apoc 16:9, 11. a) Com respeito àqueles que recusaram a graça de Deus: ...e _______________ o nome de Deus...  e nem se __________  para lhE darem glória.(Apoc 16:9). ...e não se arrependeram de ________ ____________ . (Apoc 16:11 RA). b) Com respeito ao caráter de Deus: Então, ouvi o anjo das águas dizendo: Tu és  _____________ ,   Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, _____________  e  __________  são os teus juízos. (Apoc 16:5-7).

Desde a entrada do pecado ...nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens. (I Cor. 4:9 RA – lembre-se que Paulo foi trasladado em vida e conheceu coisa que ao homem não é dado a conhecer, II Cor. 12:2-4; 15:40). A cruz de Cristo, a forma como Deus lidou com o drama do pecado e Seu caráter, refletido no remanescente fiel, acabarão reivindicando o caráter de Deus ante todas as criaturas. Disto resultarão as conclusões corretas às quais se chegará quando caírem as Sete Últimas Pragas...

2 – Sobre quem cairão as sete últimas pragas? a) Apoc 16:2 sobre:  a _____________ e aos ________________________ . b) Apoc 16:3 sobre: o _____________. c) Apoc 16:4-6 sobre: os ______________ e nas ______________________ . d) Apoc 16:8 sobre: o __________ .e) Apoc 16:10 sobre: o ___________________________. f) Apoc 16:12 sobre: o ________________________ . g) Apoc 16:17-21 sobre: o ____________.

As pragas expressam a ira santa de Deus contra aqueles que têm a marca da besta (16:2) e sobre o trono da besta (16:10), o que prepara o caminho para a batalha do Armagedom (16:12) e divide a tríplice aliança do Espiritismo (Nova Era), Catolicismo (Ecumenismo) e Protestantismo Apóstata (aqui pode isto, pode aquilo, cremos em três, etc) – Apoc 16:13.

3 – Quem escapará das pragas? ....os vencedores da __________ , da sua ____________  e do  _____________ do seu nome  (Apoc 15:2-3 RA). Veja também Apoc 7:2, 3 e 9:4.

Deus é justo e protegerá os que aceitarem o dom de sua graça, oferecido com todo amor. Apoc 12:11. Os redimidos de Cristo que aceitaram o selo de Deus e recusaram a marca do anticristo não serão castigados com as sete últimas pragas (Sal. 12:7; Isa. 32:18, 19; Sal. 91:10, 11, 15). Os salvos louvarão ao Senhor por seu livramento (Apoc 15:3-6).

 

Haverá outra oportunidade para os que recusam a graça?

A Santa Bíblia diz que... aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, (Heb. 9:27 RA). O Apocalipse 15:7-8 diz que quando os Sete Anjos receberam as “sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus”, o santuário onde Jesus intercede durante o juízo “se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos” o que nos sugere que então haverá passado o tempo da graça e preparação; já não haverá mais acesso ao trono da graça para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer a Jesus... Durante a queda das pragas (sobre os ímpios – selados) o Apoc 16:9, 11, 21; nos mostra que os ímpios não se arrependerão de sua desgraça, no entanto, muitos serão enredados por satanás ingenuamente, pois não conheceram a Jesus para que assim tomassem uma decisão a favor do inimigo. À estes será dada uma oportunidade única. Falando-no sobre este dia (6º praga - Armagedom), Isaías 24 nos diz que poucos restarão e que estes é que formarão as nações durante o milênio. Nesta oportunidade o Evangelho Eterno será pregado à nações (Mat 24:14) pelos 144 mil de Israel! Isa 66:19.

4 – Que solene anúncio Jesus fará no final do juízo de selamento, demonstrando que haverá um momento em que se fechará a porta da graça e Ele virá a Terra como juiz? Continue o  ___________  fazendo ____________ , continue o __________  ainda sendo  __________ ; o ____________  continue na prática da ________________ , e o  _____________ continue a ______________ .  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. (Apoc 22:11-12 RA).

 

DEPOIS DO MILÊNIO, O LAGO DE FOGO E ENXOFRE

         Jesus mencionou a João no Apocalipse, 15 vezes o lago de fogo, a fim de que compreendêssemos que isto constituía uma parte necessária do plano da salvação, para abolir o pecado e preparar um lugar seguro para o remanescente fiel. Pedro também fala disto ao declarar: ...porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, (II Ped. 2:9 RA). Quando Pedro diz que serão castigados no dia do juízo, está destacando que Deus é justo. Não lança ninguém no lago de fogo sem que primeiro haja sido julgado e condenado. Mat. 13:40-42. No Apoc 20 fica claro que o fogo não é agora ou imediatamente à morte, mas sim depois do milênio...

Mas, as regras deste julgamento foram pré-fixadas com muita antecedência que são as Suas Leis Morais. Ela expressa a suprema vontade dEle; os quatro primeiros mandamentos foi resumido por Cristo quando disse:   Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. (Mat. 22:37). Os seis últimos ele resumiu dizendo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo... (Mat. 22:39 RA; Rom 13:9). E para ficar claro que Ele não estava ab-rogando a Lei, complementou afirmando que: Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mat. 22:40 RA). Caro irmão, agora pegue a sua Bíblia e estude Êxo. 20:3-17 e perceba que realmente os três primeiros mandamentos são o que espera Deus que você faça por Ele. E, os seis últimos são o que você fará ao próximo para agradarnovamente a Deus - Mat. 25:40, 45. No entanto, o quarto mandamento você estará fazendo algo a DEUS quando faz pelo próximo algo neste dia sagrado!

5 – Que cairá sobre os seguidores de Satanás quando sitiarem a cidade querida (não confunda com a Nova Jerusalém que só desce á Terra depois que tudo já tenha sido purificada – Novos Céus e Nova Terra) no final do milênio? ...desceu, porém, ____________________  e os ____________________ .  O diabo, o sedutor deles, foi ____________  para dentro do ____________________ e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta .(Apoc 20:9-10).

O Armagedom foi um holocausto nuclear (Zac 14) que terminou com fogo (a Volta do nosso Senhor, Jesus, para estabelecer o seu trono messiânico sobre a Terra). Agora em Apoc 20 vemos satanás sendo solto e tentando as nações que se formaram durante o milênio e indo de encontra à Jerusalém. Neste momento, cumpre-se II Pedro 3:10-12 onde todos os homens corrompidos pelo inimigo (os vivos) são destruídos... Na sequência o próprio satanás também é destruído. Será novamente como em Sodoma e Gomorra, para destruir os ímpios... Apoc 20:9. O governo messiânico foi um governo de transição onde  as nações que se formaram não conheceram a tentação e por isto sofrerão o último ataque de satanás... Conheceram e quem tomar partido ao pecado sofrerão as conseqüências da sua má escolha...

6 – Para quem, especialmente, está preparado este lago de fogo?  ...para o fogo eterno, preparado para o _____________  e seus ______________ . (Mat. 25:41 ).

            Percebeu? O lago de fogo não foi feito para os seres humanos, pois Deus não tem prazer em sua morte... Mas, assim como o câncer tem de ser eliminado ou do contrário se multiplicará até causar a morte e a destruição, o pecado, que é a transgressão da Lei (I João 3:4), tem de ser erradicado, do contrário transtornaria o Universo, até então intocável. Se, insisto em contaminar-me com o pecado, é lógico que eu seja destruído juntamente com ele. Deus não pode permitir que o pecado contamine o novo reino que Ele estabelecerá, por isso acabará com o pecado, seu instigador e com os seus adeptos. O Apoc 20:15 diz que os que não tiveram seus nomes inscritos no livro da vida – os que não aceitaram a Cristo – serão lançados no lago de fogo. Este é o momento da ressurreição de todos os ímpios de todos os tempos ressurgirem para agora sim, serem lançados no lago de fogo. Na sequência a própria morte terá o seu fim, pois não mais será necessária!

 
O Fogo Eterno e suas conseqüências

Quando o Apocalipse fala do fogo eterno, o faz numa linguagem que confunde aqueles que crêem que este durará toda a “eternidade”. Felizmente, no mesmo livro se explica o que Deus quis dizer, para que não fique dúvida a esse respeito. Deus não está dizendo que por 80 anos de pecado alguém terá de arder milhões e milhões de anos na eternidade sem fim, pois quando o Senhor vier, “dará a cada um segundo as suas obras” Apoc 22:12. O sentido exato é que desse fogo não se poderá escapar, porque é um fogo de conseqüências eternas, irreversíveis. Isa. 47:14. SE fosse assim (eterno) Sodoma e Gomorra estaria queimando até hoje!

7 – O que os adeptos do pecado experimentarão no lago de fogo? ...a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a _______________ __________. (Apoc 21:8).  ...de sorte que não lhes deixará nem __________  nem ______________. (Mal. 4:1). ...se farão ________________ debaixo das plantas de vossos pés... (Mal. 4:3).

Só os vencedores em Cristo não sofrerão o dano da segunda morte. Apoc 2:11. A diferença entre a primeira morte e a segunda morte é que da segunda não há ressurreição. É a morte eterna. Como diz Eze. 28:19 sobre o altivo rei de Tiro, figura de Satanás (que também será lançado no lago de fogo): jamais subsistirás. Neste dia se cumprirá de forma irreversível a penalidade do pecado, que é a morte (Rom. 6:23). A Bíblia diz: A alma que pecar, essa morrerá (Eze. 18:4). Portanto nada de alma imortal, não é?

8 – Que partes do ser humano serão lançadas no lago de fogo? ...temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a _______  como o ___________. (Mat. 10:28). Mat. 5:10.

Sobre a Besta e o Falso Profeta, a Bíblia diz que serão lançados vivos no lago de fogo (Apoc 19:20). No estudo sobre o Segredo da Morte vimos o que ocorre quando uma pessoa morre e no estudo sobre a Prisão de Satanás você verá que os adeptos do pecado ressuscitarão depois do milênio e um a um saberá qual será a sua pena no grande julgamento dos ímpios: o Lago de Fogo. Portanto, é lógico que serão lançados corporalmente no lago de fogo. OBS: Nós, primeiro os mortos e depois os vivos - I Cor. 15:52; I Tes. 4:16e17. – somos julgados durante a vida e na morte somos selados... Apoc 7 – Solicite um estudo sobre Os 144.000.

9 – Depois que os adeptos do pecado e Satanás tiverem ardido no lago de fogo de acordo com as suas obras, que ocorrerá com eles e também com a morte, o inferno (sepulcro) e o mesmo lago de fogo?  ...desceu, porém, fogo do céu e os ______________ . (Apoc 20:9). ...Então, a morte e o inferno foram ____________  para dentro do _______ de _________ . Esta é a  _____________ , o lago de fogo.(20:12-14) e jamais ___________ (Eze.  28:19).

         Um fogo que não se apaga é um fogo que arde enquanto lhe resta uma partícula de combustível. Quando tudo o que pode ser queimado tiver sido consumido, o fogo desaparece – aconteceu isso com o fogo eterno de Sodoma e Gomorra, não é? Judas 1:7. Isto é o que diz Mal. 4:1-3, onde ele afirma que os ímpios arderão como restolho; que não ficaria deles nem raiz nem ramo; e que serão reduzidos a cinzas. Exatamente o mesmo explica o Apocalipse 20. O fogo que cairá sobre o diabo, seus anjos e depois os adeptos do pecado (após ressuscitarem), arderá sem cessar até que os consuma (Apoc 20:9; 13-14); ou seja: estarão eternamente “queimados”. Por isso se diz que essa é a segunda morte (20:14). Portanto, este fogo será de conseqüências eternas, irreversíveis!

O que haverá depois?

10 – Segundo Deus mostrou a João, o que acontecerá com os fieis quando o pecado, seu instigador e seus adeptos forem destruídos? ...E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a  _________  já não existirá, já não ____________ , nem __________ , nem _______ , porque as primeiras coisas _______________ . (Apoc 21:3-5).

         No próximo estudo veremos como será esta cidade espacial de Deus e o que ocorrerá com a Terra depois que o fogo se houver extinguido. Será emocionante ler a descrição bíblica do novo Éden, reservado para o remanescente fiel... (Rom 11:1-5).

Minha Decisão: Havendo descoberto o amor, a misericórdia e a justiça de Deus, decido colocar minha vida em harmonia com as orientações que nos dá em Sua Palavra – a Bíblia – a fim de ser cidadão de Seu Reino Eterno...

OBSERVAÇÕES:

Confirme as Passagens Bíblicas com a Sua Bíblia.