Pesquisar no site

Contato

VIDA SAUDAVEL

vsaudavel2014@gmail.com

O MESSIAS VOLTANDO.

 

Assim como Jesus é o personagem central do Apocalipse, a segunda vinda de Cristo é o acontecimento mais importante deste livro profético. Cada cena do estremecedor drama profético do Apocalipse aponta para o retorno de Jesus, a culminação do grande conflito entre o bem e o mal, e o momento em que Satanás será acorrentado e finalmente destruído.

– Segundo a revelação do Apocalipse, quantos verão a segunda Vinda de Jesus? Apoc 1:7. ___________________________________________________ .

O retorno de Cristo em glória e majestade é também a “bem-aventurada esperança” de toda a Bíblia (Tito 2:13). O Novo Testamento se refere a ela num versículo de cada onze, e o teólogo Moody dizia que na Bíblia toda há umas 2.500 referencias à ela. No Apocalipse 19:11-16 temos uma impressionante descrição desta vinda... Portanto a Bíblia toda é adventista (todo aquele que como eu, aguardam a Vinda do nosso Senhor é um adventista; e você?)!

 

ENGANOS SATÂNICOS ACERCA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Você se surpreende que Satanás tratará de enganar a respeito da segunda vinda de Cristo? Ele já o fez no primeiro advento! Apesar de existirem cerca de trezentas profecias, no Antigo Testamento sobre a primeira vinda, Satanás conseguiu fomentar a ignorância, o erro e o desinteresse, e o povo foi tomado de surpresa, sem se preocuparem, sem se prepararem e não crendo No Messias... João 1:11

2 – Respondendo à pergunta sobre Sua segunda vinda, que surpreendente advertência fez Jesus? Mat. 24:4, 5.

Vede que __________ ______ ______________.  Porque virão muitos em Meu nome, dizendo: _____ _______ __ ____________ , e ___________________ a muitos.

3 – Que classe de espíritos faria grandes enganos? Apoc 16:13,14

...porque eles são espíritos ____________________ , operadores de sinais, e... 

Hoje, identificamos estes três espíritos imundos, semelhantes à rã como sendo O espiritismo, A Nova Era e o Ecumenismo. As rãs têm uma característica interessante: hibernam... Quando vem a seca, elas se enterram na lama e só voltam “à vida” quando as chuvas voltam, amolecendo então, o barro... e, assim age satanás: quando uma de suas armas estratégicas fica muito em evidência ele a põe de lado e usa a próxima!

– Quem haveria de transformar-se em anjo de luz, e que acontecerá com ele ao vir Jesus? II Cor. 11:14; II Tes. 2:8-10.  ...porque o próprio  ________________ se transforma em anjo de luz ...a quem o Senhor Jesus  ________________  com o sopro de sua boca e o  _________________  pela manifestação de Sua vinda.

Estes versos poderiam sugerir a idéia de que o diabo conseguirá enganar as pessoas imitando a segunda vinda de Cristo. Não esqueçamos que Mat. 24:24 diz que apareceriam falsos cristos.

 

COMO JESUS VIRÁ

5 – Que declaração de Jesus Cristo revela que Sua segunda vinda não será secreta? Mat. 24:23-27 ...se alguém vos disser: Eis  __________________! Ou:______________! Não acrediteis; ...Porque, assim como o _____________________________________________________ assim há de ser a vinda do Filho do Homem.

Não há nada secreto nos relâmpagos, figura usada por Jesus para dizer que virá em forma pública. Isto se harmoniza com o que foi profetizado no Sal. 50:3-6, que diz: Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.  Intima os céus lá em cima e a terra, para julgar o seu povo... A mesma realidade  reflete Jeremias 25:30-35 onde diz:  ...O SENHOR lá do alto rugirá e da sua santa morada fará ouvir a sua voz...Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque o SENHOR tem contenda com as nações... Em I Tes. 4:16, Paulo declara que   ...o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céu... Não há nada de arrebatamento secreto nem silencioso no mais espetacular acontecimento que este planeta verá: o retorno de Jesus. NOTA: Solicite um estudo sobre o Arrebatamento!

6 – A esta altura de nosso estudo poderia surgir algumas perguntas lógicas: 

a) Será em forma pessoal?

b) Será em forma real?

c) Será em forma visível?

Respondemos:

a) Em forma pessoal: Atos 1:11... por que estais olhando para as alturas? Esse ________________ que dentre vós foi assunto ao céu ___________  do modo como o vistes subir.  Leia I Tess 4:16.

b) Em forma real: Tomé tocou o corpo real (glorificado) de Jesus ressuscitado (João 20:24-29). Jesus ressuscitado disse que tinha corpo, carne e ossos, e assim subiu ao Céu. (Luc. 24:36-43, 50,51). A santa Bíblia também diz em Atos 1:11 – ...Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu __________ do modo como O  ___________  subir. 

c) Em forma visível: Apoc 1:7  Eis que vem com ______________ , e todo ____________ O verá, até quantos o traspassaram... Sim, será em forma visível.

– Quem acompanhará a Jesus e que farão os acompanhantes? Mat. 24:31. E ele enviará os seus ____________ , com grande clangor de trombeta, os quais ___________  os Seus  ______________ ...  I Tess. 4:13-17, cf. I Cor. 15:51-54 e Fil. 3:20,21.

Os anjos de Jesus recolherão a todos os fiéis e os conduzirão até a Jerusalém terreal, onde estará o trono do Messias (trono de Davi). Os que morreram amparados pela graça de Deus, havendo aceitado a Jesus como seu Salvador e Mediador, ressuscitarão (I Tes. 4:13-16), e formarão um mesmo grupo com os fiéis crentes que creram em Jesus, em seus dias, estarão vivos em Sua volta (os 144.000 do Apocalipse 7). Todos (formando a grande multidão) ascenderão nas nuvens para estar para sempre com o Senhor (I Tes. 4:17; João 14:3). A reunião pelos céus deste planeta só será possível porque o Senhor transformará nosso corpo carnal (I Cor 15:50-54) em um corpo espiritual (glorificado), a semelhança do que Ele tinha ao ressuscitar e dias depois ao ascender aos Céus (Fil. 3:20, 21).

É por isto que Paulo, falando aos coríntios - e a nós - em I Cor. 15:50, tira todas as dúvidas possíveis se habitaremos ou não (literalmente) com Jesus. O contexto (vs. 51-54) nos mostra que o corpo pecador não pode ver a face de Deus... Mas, em Sua vinda, os salvos serão revestidos de incorruptibilidade – Adão, antes do pecado podia ver face a face o Criador, já Moisés em toda sua santidade ainda não estava pronto para contempla-lO em toda Sua plenitude – Êxo 33:20. Quanto aos que O transpassou, ao contempla-lO serão “fulminados” pela Sua Glória... E, perceba que o corpo glorificado continua a ter carne e ossos, porém livre de sua natureza pecaminosa, a exemplo de Jesus...  Luc. 24:39. Saiba que a Volta de Jesus prescede ao Armagedon (literal – 6ª praga) e desta batalha, as Escrituras nos diz que poucos (pecadores) restarão e estes é que darão origem às nações que se formará durante o milênio terreal... Apoc 20:3.

PROPÓSITOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

– De acordo com a revelação que Cristo faz em Apocalipse, para que virá? Apoc 22:12.  

...para _____________  a cada um  ____________ as suas obras...

– Qual será a reação dos infiéis e dos justos diante da vinda de Jesus? Apoc 6:14-17; Isa. 25:8,9.

a) os infiéis: ...e disseram aos montes e aos rochedos: ________________ e ________________ da face dAquele que Se assenta no trono...

b) os fiéis: ...Naquele dia, se dirá: Eis que _______________________ ...Ele nos salvar; ...na Sua salvação _________________  e  alegraremos. (Isaías 25:8-9 RA).

Aqui não houve discriminação. A diferença está determinada pela aceitação ou rejeição a Cristo (Veja a importante revelação feita por Jesus e registrada por João, o escritor do livro do Apocalipse em João 3:16-18). A aceitação de Cristo é expressa pelo respeito fidelidade a Suas leis (Mat. 7:21-23) e a Sua palavra (Mat. 7:24-27).

 

QUE ACONTECERÁ DEPOIS?

         No próximo estudo analisaremos o aprisionamento e destruição de Satanás. Também deixaremos para um estudo posterior o assunto relativo às características da Terra depois do retorno de Jesus Cristo.

10 – Quais serão as condições de vida que Jesus estabelecera depois de Sua segunda vinda?  Leia Isaías 65 e 66 que corresponde ao governo messiânico de mil anos que Apocalipse 20:4 nos fala!

Minha Decisão: Considerando que o nosso Senhor Jesus Cristo voltará para terminar com as injustiças, a dor, o pecado e que estabelecerá um reino eterno, sem corrupção, decido preparar-me de acordo com a Palavra de Deus para receber com alegria ao meu Senhor Jesus, nas nuvens dos céus...