Pesquisar no site

Contato

VIDA SAUDAVEL

vsaudavel2014@gmail.com

O MISTÉRIO DA GRANDE MERETRIZ.

 

O Apocalipse contém o último chamado do Deus de amor para os moradores da Terra (Apoc 14:6-14), expõe-nos as artimanhas de Satanás e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem moderno. Sua mensagem é tão crucial e imperativa que Deus pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentar alterar sua mensagem (Apoc 22:18, 19). Uma das tremendas revelações que Deus nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o mistério de Babilônia, a grande meretriz, e como o conteúdo dessa mensagem pode afetar nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.

1 – Que tragédia deixa a descoberto a proclamação das três mensagens angélicas?

 ___________ , ___________ a grande _________________ . Apoc 14:8.

Aqui está falando de uma babilônia mística, pois a literal já havia sido destruída nos tempos do Antigo Testamento e Isaias 13:19-21 declara que nunca mais seria habitada. É interessante notar que a Bíblia de Jerusalém (tradução católica impressa com a autorização das autoridades eclesiásticas), comentando o Apocalipse 17:5 diz que “Babilônia é o nome simbólico de Roma”. Devido ao sentido eminentemente religioso da mensagem dos três anjos (Estudo 9, 18 – Apoc 14), devemos interpretar esta babilônia caída como sendo espiritual e religiosa. O  comentário da Bíblia de Jerusalém diz que Roma arrastou todas as nações à idolatria...

2 – Que ordem de Deus aos sinceros que ainda estão em Babilônia demonstra que sua caída religiosa é grave?

Ouvi outra voz do céu, dizendo:_________ dela,_______ Meu, para não serdes __________ em seus pecados e para não __________ dos seus flagelos; (Ap 18:2-4).

Esta solene declaração divina demonstra que há pessoas bem intencionadas dentro de Babilônia, os quais demonstrarão sua sinceridade obedecendo à ordem de Deus de sair dela...

 

OUTRA FIGURA DE DEGRADAÇÃO RELIGIOSA DA BABILÔNIA MÍSTICA

3 – Sob que outra figura de degradação Deus apresenta a igreja caída?

...Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande ____________ ...vi uma _____________ montada numa __________ escarlate, besta repleta de nomes de ____________ ,  com ________________ e _______________ ...Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: _______________ , ______________ , A MÃE DAS ________________ ... (Apoc 17:1-5).

Assim como em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo adequado da igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostituiu – desviou-se; que teve uma queda doutrinária. A Bíblia de Jerusalém comenta que a prostituição é o símbolo  da idolatria. Um antecedente bíblico que ajuda a entender este ponto de vista, encontra-se em Ezeq. 16:15 - Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele.  Outro exemplo: ...com seus ídolos adulteraram ...Ainda isto me fizeram:  ...e profanaram os meus sábados. (Eze. 23:37-38).

 

4 – Onde a igreja caída teria a sua sede? (Apoc 17:15).

...e vi uma mulher montada numa _____________  escarlate ...com ________ ___________  e ________ _____________ .    (Apocalipse 17:3-4, 7, 9, 15 RA) ...as sete cabeças são sete ______________ , nos quais a mulher está sentada.  As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são __________ , __________ , __________ e _________  .

            “As sete cabeças são as sete colinas de Roma” – Comentário da Bíblia de Jerusalém, Apoc 17:3. A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída, o que dá a entender claramente que teria sua sede em Roma, a cidade dos sete montes. Outra impressionante revelação que nos faz Deus neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma é “católica” (esta palavra significa universal), pois está escrito que ela estava sentada sobre muitas águas (povos, multidões, nações, línguas) mostrando assim a sua universalidade.

5 – Do ponto de vista de Deus, qual seria a influência religiosa negativa que exerceria a Igreja de Roma sobre a Humanidade?

...e com o ______________ de sua devassidão, foi que se _________________ os que habitam na Terra. ...pois todas as _____________ tem _________ do _____________ do furor da sua _______________ Apoc 17:2, 4; 18:2-4.

A igreja caída serve às nações o vinho do cálice de suas doutrinas adúlteras. Com elas tem embriagado os crentes, os quais não percebem os seus erros mencionados. Estes não são compungidos a ler a Bíblia, pois isto a desmascararia. Vejamos alguns dos muitos exemplos do que, lamentavelmente, lá existem. Contrastaremos a doutrina pura com a adulterada para facilitar a compreensão.

(a)  A Doutrina Pura: A Bíblia é a Palavra de Deus, regra de Fé e de Doutrina (II Tim. 3:15-17); II Ped. 1:19). O Vinho Adulterado: a Tradição condenada pela Bíblia (Marcos 7:6-13; Gal. 1:6-9; Apoc 22:18, 19).

(b) A Doutrina Pura: Cristo é o único e suficiente Salvador (Atos 4:10-12); Cristo é o único e suficiente Mediador (I Tim. 2:5; João 14:6). O Vinho Adulterado: a mediação de outros. Ex: sacerdotes, santos, papas, Maria, deus espírito santo, etc.

(c) A Doutrina Pura: Somos salvos pela graça (Efe. 2:8, 9) e justificados pela fé, gratuitamente (Rom. 3:24). O Vinho Adulterado: as penitências, as indulgências, as promessas, as ações meritórias (obras), etc.

(d) A Doutrina Pura: A fé não anula a Lei (Rom. 3:31), mas descreve a conduta ética cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça (João 8:3-11; I João 3:4; Efe. 4:28; I João 2:3-5). O crente guarda a Lei como fruto da Nova Vida em Cristo; como expressão de amor a Cristo (à Sua vontade). A Lei não foi mudada por Jesus e Ele não autorizou mudança nenhuma (mat. 5:17, 18). Por isso o crente guarda os mandamentos (Apoc 14:12). O Vinho Adulterado: Ensina que se pode mudar a lei e adulterá-la...

(e) A Doutrina Pura: O segundo mandamento da Santa Lei de Deus proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens – idolatria (Êxo. 20:4-6). Há muitas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxílio e render culto a objetos inanimados (Isa. 44:9-20; 46:8-10). Deus disse que não quer ser adorado através de imagens (Isa. 42:8, 17). Ele é espírito e pede um culto espiritual (João 4:23, 24).  O Vinho Adulterado: Fazer imagens, acender velas diante de imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens (Luc. 4:7 RA), etc. Tirar este mandamento ao ensinar o povo por meio do catecismo. Mas na Bíblia o mandamento está escrito e é claro.

(f) A Doutrina Pura: O quarto mandamento ensina observar o santo sábado (Êxo. 20:8-11). Nosso Senhor Jesus guardou o sábado (Luc. 4:16), a bem-aventurada virgem Maria e outras piedosas mulheres o guardaram (Luc. 23:54-56); Jesus disse que não se pode mudar a Lei (Mat. 5:17, 18). O anticristo mudaria (Dan. 7:25). Mas os fiéis guardariam os mandamentos de Deus (Apoc 14:12), por isso durante o governo messiânico de Jesus, continuaremos guardando o sábado (Isa. 66:22, 23). O Vinho Adulterado: Deixaram de guardar o sábado e ensinaram a guardar o domingo (Tiago 2:10; Luc. 6:46).

(g) A Doutrina Pura: Os mortos estão dormindo (João 11:1-14), inconscientes (Ecl 9:5, 6) até a ressurreição (João 5:28, 29) quando receberão a vida eterna (I Cor. 15:20-23). Não há outra oportunidade depois da morte (Heb. 9:27) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que está fazendo penitencia ou missa (Rom. 14:12). O Vinho Adulterado: as doutrinas do purgatórios, indulgências, etc. derivadas da idéia errônea de que os mortos vivem (Imortalidade da alma). Existem muitos outros exemplos...

(h) Mas, a mais nefasta mudança foi realizada no primeiro mandamento alterando a crença em um DEUS único para três outros deuses... Deut 6:4; I Cor 8:5, 6.

 

BABILÔNIA TEM IGREJAS-FILHAS

 

6 – Que palavras escritas na testa de Babilônia demonstram que há igrejas-filhas que partilham de parte dos seus erros religiosos? 

Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A ____________ DAS ________________ E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. (Apocalipse 17:5 RA).

            A visão do Apocalipse revela que Roma é a igreja-mãe. Esta tem filhas que a deixaram e filhas que saíram dela, mas apesar de havê-la abandonado conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Saíram da casa da mãe meretriz, mas embriagados com o vinho doutrinário que ela havia adulterado. Este versículo nos ajuda a entender que evidentemente Babilônia é uma espécie de sobrenome ou nome de família e que a grande Babilônia inclui Roma e as outras igrejas guardadoras do domingo e da trindade; etc. Isto pode causar admiração, mas Deus o revela com clareza.

NOTA: TODAS tem algo de paganismo dentro de suas doutrinas...

 

O CHAMADO MISERICORDIOSO DE UM DEUS AMORÁVEL

– Por que razões específicas diz Deus que castigará Babilônia?

...que tem dado a _________ a todas as _________ do ________ da fúria da sua _____________. Apoc 14:8.

         Isto realça indiscutivelmente a tremenda importância que tem para Deus a necessidade de manter as doutrinas puras, como Ele as deu e respeitá-las.

8 – Há muitos que crêem que devemos reformar (permanecer dentro para mudá-las) as igrejas que têm caído. Que diz Deus aos que estão em Babilônia?

Ouvi outra voz do Céu, dizendo: ______________ dela, povo Meu... Apoc 18:4.

NOTA: Evidentemente a palavra chave aqui não é reformar mas sim restaurar pois a igreja que Cristo fundou (Mat 16:18) jamais foi substituída por outra... Hoje, qualquer denominação chamada de “cristã” é uma igreja concorrente à igreja Verdadeira! Isa 4:1.

9 – Quais as razões pelas quais o Deus de amor nos ordena a sair das igrejas caídas no erro?

...para não serdes _________________ em seus _______________ e para não participarem os seus __________ Apoc 18:4.

A razão pela qual há sinceros dentro das igrejas equivocadas é porque ignoram o que temos descoberto ao estudar a revelação de Deus que está no Apocalipse. Mas permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade do Senhor seria um ato de desobediência e rebelião que identificaria essas pessoas com os pecados de Babilônia pelo que Deus Se vê obrigado a castigá-los com as pragas ou flagelos destinados a Babilônia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu!

 

SENDO LEAIS À VOZ DE NOSSO SENHOR JESUS

10 – Que instrução divinamente inspirada deu Pedro àqueles que descobriam que estavam em uma igreja equivocada?

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  Respondeu-lhes Pedro:  _________________ , e cada um de vós seja ______________ em ___________ de Jesus Cristo para  _______________  dos vossos   ________________ , e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:37-38 RA).

 

Minha Decisão: Tomei consciência de que DEUS tem uma igreja na face da Terra e que nesta igreja é a que o próprio Jesus fundou e não homens, ou mulheres. Vou seguir o Seu conselho e sair de babilônia par entrar na igreja do primeiro século. Solicitarei o verdadeiro batismo que é em Nome de Jesus e ensinarei aos meus irmãos a Verdade restaurada!

OBSERVAÇÕES:

Confirme as Passagens Bíblicas com a Sua Bíblia.