Pesquisar no site

Contato

VIDA SAUDAVEL

vsaudavel2014@gmail.com

QUEM HABITARÁ A SANTA CIDADE ?

 

Em Heb. 11:16 Deus diz que preparou uma cidade para os Seus fiéis e Apocalipse 3:12 nos revela o seu nome: Nova Jerusalém. Esta descerá à Terra  no fim do Milênio (Apoc 21:2, 10; Zac. 14:1, 4, 10). Tentar imaginar o que será habitar na Nova Jerusalém é um verdadeiro desafio à imaginação. Mas essa cidade é real. Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu um lugar para cada crente fiel quando disse: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também(João 14:1-3 RA).

Paulo, que teve várias visões (II Cor. 12:1-5), também diz: ...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. (I Coríntios 2:9 RA). Só o fato de pensar que “nela nunca jamais entrará coisa alguma contaminada, nem a abominação e mentira” (Apoc 21:27) já fala de um ambiente pelo qual ansiamos, embora nos pareça incomum.

 

Muitos não poderão entrar

1 – Quem não poderá entrar na Santa cidade? Apoc 13:1, 8; 14:9, 10; 20:15; 21:8.  ...Se alguém adora a ____________  e a sua ____________  e recebe a sua ____________  na  ____________  ou sobre a ___________ , ...(Apoc 14:9, 10).

2 – Quem mais é mencionado como desqualificado para entrar na Santa Cidade? Apoc 21:8; 22:15; I Cor. 6:9-11. Resp. _______________________ .

Nestes versículos são enumerados aqueles que não renunciaram ao pecado em suas diversas formas.

 

QUEM TERÁ ACESSO À SANTA CIDADE

 

João viu que na Santa cidade estava a árvore da vida (Apoc 22:1, 2). Também lhe foi mostrado dois tronos: O de DEUS e do Cordeiro (22:3 – cadê o trono do espírito santo?) e que lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Apoc 21:4).

3 – Segundo a revelação bíblica, quem entrará na Santa cidade? Bem-aventurados aqueles que _____________ as suas vestiduras... (Apoc 22:14) ...e as _______________  no ___________  do ______________ , (Apoc 7:14) ...os vencedores da ___________ , da sua ____________ e do ____________  do seu __________ , que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus; (Apoc 15:2). Ao _____________ , dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida... (Apoc 2:7) ... Sê ______ até à ___________ , e dar-te-ei a coroa da vida.(Apoc 2:10).

4 – Que outros requisitos apresenta nosso Senhor Jesus Cristo àqueles que desejam entrar em Seu Reino? João 3:3, 5; Mar. 16:15, 16.  ...Nascer da  ______________ e do ______________ ... Quem crer e for ____________________...

         Nascer do Espírito se refere à conversão operada por Cristo em espírito (Apoc 3:20); a mudança de vida, assim como é descrita em Col. 3; Efe. 4:22 – 5:20 e tantas outras passagens das Escrituras. Mas sobretudo, a transformação operada por Cristo, que nos dá forças (Fil. 4:13) para viver a ética cristã expressa nos dez mandamentos (Apoc 14:12).

Nascer das águas se refere ao Santo batismo, assim como o nosso Senhor Jesus Cristo foi batizado por João Batista, no rio Jordão, iniciando ali o Seu ministério terrestre. Foi estabelecido por nosso Senhor (Mar. 16:15-18) e só tem validade quando é administrado como a vemos no livro de Atos onde cerca de três mil foram batizados: em NOME de Jesus! No livro de Mateus 28:19 lemos o que se convencionou em chamar-se de formula batismal (trinitariana) mas hoje sabemos que este texto é apócrifo... Isto explicaria o porque de não termos um só batismo, nas Escrituras, segundo esta fórmula. A BJ confirma que este texto não existe no original bíblico e sabemos que foi Diocleciano, no ano de 196 d.C. que adulterou o texto de Mateus para impor-nos uma trindade advinda do paganismo (assim como I João 5:7, 8 bem mais tarde)! Leia Efe 4:5, 6 e I Cor 8:5, 6.

COMO É O BATISMO DO QUAL DEUS FALA NA BÍBLIA

5 – Que requisitos prévios ao batismo demonstram que deve administra-se a pessoas conscientes e não a bebês? (a) Mar. 16:16 – Aquele que irá ser batizado deve _________ . (b) Mat. 28:19 – Para ser batizado deve ser feito o ___________ (ou seja, deve ser doutrinado).(c) Atos 2:37, 38 – Deve haver o ______________ e depois o batismo.

O costume de que os padrinhos assumem a responsabilidade em lugar da criança que não sabe o que está acontecendo, não é bíblico e não tem valor (Rom. 14:12; Eze. 18:20). Deus não tem problemas com o nenê que ainda não fez nada de mau. (Mat. 19:14), mas sim com os que fazem mau uso do livre-arbítrio (Luc. 6:46). Na realidade todos nascem salvos e é só ao longo do tempo que perdemos a nossa ingenuidade, nos contaminando com o mundanismo. Daí só nos resta a conversão em direção àquEle que nos livrou, na cruz!

6 – Que instrução de Paulo à igreja de Roma demonstra que o batismo que Deus pede deve ser por imersão? Fomos, pois, _______________  com Ele na morte pelo ____________ ;   (Romanos 6:4 RA).

         Um comentário ao pé da página da Bíblia Jerusalém (Bíblia da Igreja Católica) diz que o sentido etimológico da palavra batizar é submergir. Por isso é que a Santa Bíblia diz que João estava também batizando em Enom perto de Salim, porque havia ali muitas águas – João 3:23. Talvez você esteja perguntando: Por que é tão importante que seja por imersão? Há pelos menos duas razões importantes: 1 – Porque assim Deus estabeleceu (isso já deveria ser suficiente razão para aceitá-lo); 2 – Pelo profundo simbolismo que o batismo tem no plano de salvação estabelecido por Deus.

7 – Que simboliza o verdadeiro batismo cristão?  ...Fomos, pois, ____________ com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi _____________  dentre os __________  pela glória do Pai, assim também ___________ nós em novidade de _________ .    (Rom. 6:3-6).

 

NOSSO SENHOR JESUS NOS DEIXOU O EXEMPLO

É significativo o princípio enunciado por Pedro quando escreveu na Santa Bíblia: ...pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos – I Ped 2:21. O mesmo princípio Paulo proclamou em I Cor. 11:1. E não podia ser diferente, pois Jesus disse: Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. (João 13:15).

8 – Que detalhes do batismo de Jesus demonstram que deve ser administrado àqueles que o pedem e que deve ser por imersão?Mat. 3:13-17. (a) Por esse tempo, _____________ - se __________  da Galiléia para o Jordão, afim se que João O _____________ . (b) o lugar do batismo foi ______________ . (c) ______________ Jesus,  saiu logo da ____________ .

         Depois que foi batizado (submergido), saiu logo da água. Quer dizer que, no momento de ser batizado, estava dentro d’água. Este batismo que Jesus pediu (uma pessoa, consciente) e que  foi praticado por imersão, é o modelo regente que tem o selo de DEUS. Deus o Pai o aprovou, ao dizer: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo – João 3:17. e, a glória de DEUS foi vista pelos presentes, na forma de uma pomba. Hoje, cumpre-se Rom 1:23, quando atribuem este símbolo (pomba – Deut 4:15-17) á um deus estranho às Escrituras ao qual chamam de deus espírito santo. Há outros casos citados na Bíblia que demonstram que na época dos apóstolos, os cristãos batizavam como Jesus ordenou. Por exemplo, o caso do eunuco etíope (Atos 8:26-40), mas sempre em nome de Jesus!

O BATISMO E A VIDA ETERNA

9 – De acordo com a revelação feita por nosso Senhor Jesus Cristo, o autor de nossa salvação (Heb. 5:8, 9), que deve fazer o pecador se deseja ser salvo? Mar. 16:15, 16.  Quem _________ e for _______________ será salvo...

         O batismo de crentes (em Jesus) é o que vale. Quando os ouvintes de Pedro perguntaram que deviam fazer, Pedro lhes disse: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38). Esse batismo une o crente com a igreja que se prepara para entrar na cidade de Deus (Atos 2:41), e como parte do remanescente fiel vive as normas de conduta cristã (Atos 2:42); Rom. 6:17, 18, 22. No estudo 17 vimos que as profecias bíblicas nos permitem identificar qual é a igreja verdadeira.

10 – Que pergunta honesta ajudou Paulo a fazer a melhor decisão de sua vida? E agora, por que te __________ ?   __________ -te, recebe o __________  e lava os teus ___________ , invocando o nome dEle. (Atos 22:16 RA). Pergunto: cadê a trindade?

Minha Decisão: Senhor, faço minhas as palavras das Santas Escrituras: Que impede que eu seja batizado? (Atos 8:36). Dá-me forças, pois hoje eu decido-me pelo batismo como uma expressão de minha fé em Ti.

OBSERVAÇÕES:

Confirme as Passagens Bíblicas com a Sua Bíblia.